Benvenuto

  • Sentença judicial e tratamento do comune

    b1e6f-702c9ed7-0c73-4617-befe-fdd838e91d2d-e1535125351199 Benvenuto

    Ciao a tutti!!!

    Conforme último post, esperava-se que o comune fosse rápido para analisar os documentos e solicitar a Não Renuncia. Mas as coisas por aqui acabaram se complicando.

    Aos poucos irei contando o comune que estou realizando o processo. Mas irei contar justamente para vocês “NÃO REALIZAREM” o processo aqui. Mas só revelarei no final do meu processo para evitar qualquer problema.

    Estou realizando meu processo na região do Vêneto e os processos por aqui estão cada vez mais difíceis.

    Passado mais de um mês do protocolo de meu processo no comune, ele ainda não foi analisado. O comune é pequeno e existem 3 processos na frente do meu.

    Os 3 processos estão parados aguardando documentação extra que foi exigida.

    E qual seria essa documentação?

    Justamente a sentença judicial das retificações TRADUZIDA E APOSTILADA. 

    Segundo informações do comune, essa documentação passou a ser exigida após reunião da região do Vêneto. Devido ao alto número de certidões falsas, agora será necessário juntamente da documentação, apresentar a sentença judicial traduzida e apostilada.

    Se eu não estivesse em contato com outros brasileiros que estão realizando o processo, só iria saber disso quando meus documentos fossem analisados. Isso iria dar muita dor de cabeça.

    Ao saber dessa informação, no dia seguinte entrei em contato no Brasil e já providenciei tudo. Em 5 dias tudo ja estava pronto e no sexto dia os documentos embarcaram para a Itália via DHL. Como foi postado em uma sexta-feira, na segunda-feira os documentos foram entregues ao comune. Isso porque o local que estou é uma luta para receber encomendas. Mas essa dificuldade contarei em outro post.

    Então a senhora que esta me “auxiliando” junto ao comune, recomendou pedir para entregarem diretamente la.

    E hoje para minha surpresa (revolta), o comune entrou em contato pedindo para retirar meu documento pois, como meu processo ainda não esta em andamento, deverá ser entregue somente quando solicitado. 

    Essa “simpatia” do comune com os brasileiros vem acontecendo constantemente. Pelo que parece o comune não esta mais aberto a receber processos de cidadania e com isso está dificultando para que não apareçam mais processos.

    A pessoa responsável pelos processos de cidadania determinou que os atendimentos sobre esse assunto serão apenas nas quartas-feiras.

    Recentemente em uma quarta que precisávamos muito dê informações ela não foi trabalhar. Ou seja, tivemos que esperar mais uma semana para sabermos do processo ou tirarmos dúvidas.

    Duas pessoas chegaram recentemente ao comune para iniciar o processo. Já se passaram mais de 30 dias e não houve a visita do vigile. O que no meu caso e de outra pessoa ocorreu por volta de 4 dias.

    Esta sendo uma decepção o tratamento que estamos recebendo no comune. Isso inclui também o Sr. Sindaco que parece não estar satisfeito com os processos e com isso nos trata com desprezo. Infelizmente à imagem que o comune esta nos passando é péssima!

    Agora irei ao comune perguntar se posso protocolar minha sentença ou espero ser chamado para apresentá-la.

    Agora só nos resta ter mais uma vez paciência e aguardar a boa vontade de um funcionário público italiano, que diga-se de passagem, é bem pior que de um funcionário público brasileiro! (Lógico que existem exceções…. sem generalizar)

    Arrivederci!

    (Informações do dia 31/07)

  • Protocolando os Documentos

    47836-72efce06-f11c-46b6-9acc-734797be6bfb Benvenuto

    Ciao a tutti!

    Após a visita do vigile, chegou uma das horas mais aguardadas! A hora de protocolar os documentos.

    No dia 21/06 fui até o comune no ufficio protocollo, levando a marca da bollo no valor de 16€, protocolar os documentos.

    Antes foi necessário preencher a domanda de reconhecimento da cidadania italiana. A domanda consiste em um pedido ondem constam seus dados e de seu bisnonno. É necessário uma domanda e uma marca da bollo para cada requerente. Após o preenchimento fiz a entrega dos documentos originais + domanda com a marca da bollo colada na domanda.

    Importante nesse momento não esquecer de pegar o recibo de que os documentos foram protocolados. No meu caso recebi a cópia da domanda com um carimbo.

    Agora é esperar para que seja pedido a “Attestazione di Mancata Non Rinuncia” o quanto antes para darem andamento e finalizarem o processo!

    Arrivederci!!

  • Visita do Vigile

    a753b-f47eef5c-ed49-4460-a59c-d1efd8942c93 Benvenuto

    Ciao a tutti!

    Mais um post para complementar o resumo e ficarmos quase em dia com o que esta ocorrendo aqui na Itália. No dia 14/06 encontramos com o proprietário em uma imobiliária (conforme expliquei em um post anterior) e formalizamos o contrato de locação com o proprietário do imóvel. O proprietário da imobiliária fez o registro do contrato na agenzia dell’entrate online no período da tarde. No dia seguinte (sexta-feira 15/06) me encontrei com a proprietária no comune para fazer o pedido de residência. Preenchemos alguns papéis, tiraram cópias dos passaportes e me pediram algumas certidões para cópia e para adiantar a inscrição anagrafica. Preenchido todos os papéis fomos informados que o vigile estava de férias e que voltaria depois de uma semana. Fiquei preocupado porque não tinha tanto tempo a perder. Fazer o que?! So restava aguardar. Nesse mesmo dia entramos na residência tão aguardada!!! Finalmente!

    Até que no dia 20/06 (quarta-feira) pela manhã bem cedo toca a campainha. Não acreditei! Era o vigile para confirmar a residência. Em 5 dias, se tirarmos o final de semana são 3 dias, o vigile que estava de férias aparece para confirmar a residência. Eu não entendi e nem procurei entender. Era muita felicidade! E da forma que todos falavam, eu esperava uma pessoa uniformizada como esse da foto. Que nada! Estava normal e com uma pasta na mão.

    Foi uma visita super tranquila. Perguntou se podia sentar-se e começou a perguntar quantos quartos, camas, banheiros e quantas pessoas viviam ali. Ja foi preenchendo que era para cidadania italiana, me entregou o papel da visita e disse que no dia seguinte poderia dar entrada com meus documentos! 

    Nem imaginei que podia ser tão simples e rápido.

    Arrivederci

  • Residência na Itália

    9ed58-buscando-residencia-e1530965911417 Benvenuto

    Ciao a tutti,

    Como falei no post anterior, irei falar sobre a residência na Itália. O contrato mais utilizado por aqui é de 4 anos renovaveis por mais 4. O contrato não pode ser do tipo transitório e sim habitativo.

    Quando estava no Brasil planejando a viagem e selecionando em qual comune eu gostaria de realizar meu processo, pesquisei muito sobre a questão da residência.

    Sempre ao pesquisar o comune, olhava o numero de habitantes, a estrutura da cidade, se possuia estação de trem e a quantidade de imoveis para alugar nos vários sites de locação.

    Após a seleção das cidades, fiz uma lista com o nome de todas as comunes selecionadas e enviei email para elas, falando que em breve iria fixar residencia no comune e aproveitaria para realizar o reconhecimento da cidadania e perguntando se podiam analisar meus documentos.

    – “Ahhh, mas você mandou email para vários comunes e isso não se deve fazer. Você deveria manter o foco em apenas uma.”

    Para se ter uma ideia, enviei email para exatamente 32 comunes. Obtive resposta de 14 comunes. 3 respostas positivas de que poderia enviar a documentação e 11 informando que não poderiam analisar. Dentre essas 11 tiveram as que me descartaram imediatamente falando que não iriam fazer meu processo de reconhecimento.

    As 3 comunes com resposta positiva que responderam, somente 2 analisaram e deram OK em tudo e 1 que até hoje não tive resposta.

    A resposta dos comunes demoram muito!!! Até hoje recebo resposta com negativas (depois de quase 2 meses). Foram poucas que responderam imediatamente.

    Com a decisão de qual comune realizar meu processo entrei em contato com as imobiliarias. Nesse momento começam os problemas. Elas não respondem e-mail e quando respondem perguntam se estamos na Itália.

    Mesmo pesquisando em alguns sites e olhando os anuncios privados dificilmente temos respostas.

    “- Então o melhor é embarcar para a Itália e olhar quando estiver la?”

    Foi exatamente esse o meu caso. Muitos falam que a única forma de encontrar um local é andando pela cidade e olhando nas imobiliárias. O “chegando la eu resolvo” pode funcionar muito bem no Brasil, mas aqui na Itália não é bem assim. Pode até funcionar em cidades grandes onde as ofertas de imóveis são maiores. Em comunes de 40 mil habitantes para baixo esqueça!!!

    Nos sites quando pesquisamos, algumas vezes encontramos inúmeras ofertas de imóveis para alugar. Ao chegar nas imobiliárias, muitos imoveis estarão disponiveis somente depois de 1, 3, 5 meses, outros ja estão alugados e não tiraram o anúncio do site.

    Até o momento em que você encontra um imóvel e a pessoa da imobiliária pergunta se você tem emprego na Itália. Quando falamos que não, algumas já te descartam e outras deixam passar. As que me descartaram não aceitaram falar que tem trabalho no Brasil ou que é proprietário de uma empresa.

    As que não descartaram aceitaram continuar a “negociação”. Bom, então agora que achei o apartamento e gostei vamos la ve-lo?! Não e não. Primeiramente o atendente da imobiliária irá entrar em contato com o proprietário para pegar as chaves. Somente depois disso você poderá ver o apartamento. E você deve pensar que eles entram em contato com o proprietário naquele exato momento?! Esquece. Somente no dia seguinte avisam que estão com a chave. Ainda assim, corre o risco do proprietário avisar que o imóvel foi alugado.

    Ok. Depois de esperar a “agilidade” e “rapidez” das pessoas, fui no imóvel, gostei e gostaria de alugar. Agora chegou o momento de fazer a proposta para o proprietário. A proposta é feita por escrito e você deve pagar um mês de aluguel (que corresponde ao primeiro mês). Com isso a imobiliaria irá conversar com o proprietário. Isso no meu caso, levaram de 3 a 4 dias, desde a visita ao apartamento até a proposta ao proprietário e retorno da proposta. É praticamente uma semana e com o risco de acontecer o mesmo que ocorreu comigo, do proprietário não aceitar a proposta porque não tenho emprego na Itália. E não adiantou apresentar vários documentos como extrato bancário pessoa física e jurídica, contrato social, registro de veiculo meu e da empresa. Sem contar que pagaria a caparra de 3 meses (caparra é a garantia que eu dou caso não pague algum mês é usado esse dinheiro. Ele é devolvido no final do contrato, caso não tenha nada a ser descontado). O contrato que tentei foi de 4+4 com aviso de saida com um mês de antecedencia e 3 meses de caparra mais um mês da entrada.

    O que peço a todos é que não saiam do Brasil achando que aqui será facil e simples achar imóvel para alugar. Pense bem antes de escolher essa opção.

    Eu cheguei sabendo que seria muito dificil e agora tenho a percepção de que é extremamente difícil. Claro que existem milhares de casos de pessoas que deram sorte ao chegar e conseguiram imóvel imediatamente. Mas os que deram sorte estão na internet pra contar por causa da sorte. E os que tiveram o azar de não conseguir rapidamente, como foi o meu caso? Levei mais de 2 semanas para conseguir o imóvel e fui entrar nele depois de exatamente 3 semanas. E somente consegui um imóvel porque consegui o contato de uma senhora italiana que ajuda os brasileiros. Mesmo pra ela foi difícil encontrar um imóvel e conseguir um contrato da forma que deveria.

    Todo o planejamento que fiz no Brasil referente a residência e escolha do comune foi por agua abaixo. De nada adiantou. Somente me mostrou que todas as pessoas que tem interesse em vir para a Itália realizar o processo de reconhecimento, devem saber muito bem o que vão enfrentar.

    Isso é uma realidade que eu encontrei aqui. Com você pode ser diferente? Sim! Claro! Mas fiz esse relato pra caso você encontre muitas dificuldades, saiba que é normal e que outras pessoas passaram pelo mesmo.

    E esse alerta da alta dificuldade em encontrar e alugar residencia não se vê no Youtube, facebook, curso ou escola de cidadania e por ser a etapa mais dificil são pouco debatidas e não conseguimos muitas informações.

    Arrivederci.

  • Resumo da chegada na Itália

    1bde1-img_3363-e1529835107864 Benvenuto

    Ciao a tutti!

    Depois de um longo tempo sem escrever estou de volta. Para facilitar nesse post, irei colocar um resumo do que ocorreu durante esse tempo na Itália. Praticamente foi uma busca pela residência. Nos posts seguintes, irei detalhar alguns pontos importantes.

    Então vamos la!

    25/05 (Sexta) Embarque para a Itália em voo direto de São Paulo->Roma pela Latam

    26/05 (Sábado) Chegada na Itália e trem Roma->Piacenza, check-in no hotel em Piacenza

    27/05 (Domingo) Descanso para adaptar ao fuso horário

    28/05 (Segunda) Aluguel do carro e ida a Agenzia Delle Entrate fazer o codice fiscale. Os funcionários não fizeram alegando que teríamos que ser residentes e não poderíamos fazer com o visto de turismo. Como estávamos de carro, fomos na Agenzia Delle Entrate de Cremona onde fomos muito bem atendidos e sem questionamento foram feitos os codice fiscale. Depois fomos a Comune M verificar na imobiliária os imoveis (Comune M é a qual havia me respondido o e-mail dando OK nos documentos da pré-análise) Fomos em outras imobiliárias e não haviam outros apartamentos na cidade. *não irei revelar o nome do comune.

    29/05 (Terça) Ida novamente na comune M para olhar um apartamento. Imobiliária iria conversar com o proprietário. *as coisas por aqui são bem lentas. Nada de pressa. Necessário muita paciência.

    30/05 (Quarta) Saída do hotel em Piacenza e fomos a comune de Annicco encontrar com uma pessoa que estava me ajudando na árvore genealógica e pegar uma certidão mais recente no comune. Depois fomos novamente na comune M. Proprietário ja havia alugado apartamento. Foi nos mostrado outro imóvel que não gostamos pois era caro e péssimo e ficaram de procurar outro. Fomos para um hotel em Cremona. Fui para Piacenza devolver o carro e voltei de trem para Cremona.

    31/05 (Quinta) Por causa do desespero de não encontrarmos imóveis, fomos de ônibus (não tinha trem) para outra comune. Aqui, tudo já saia do planejamento. Já estávamos procurando o comune com mais imoveis trilocale disponíveis para alugar. Fomos na comune de Fidenza e rodamos TODAS as imobiliárias da cidade. Muitos imoveis nos sites para alugar, mas ao chegar nas agencias nenhum imóvel disponível imediatamente. Alguns para liberar depois de um, dois meses e poucas opções. Aproveitei e fui na comune de Salsomaggiore Terme. Nada disponível para alugar. E os sites constando vários imoveis. *Eu não havia enviado em-mail para as comunes de Fidenza e Salsomaggiore. Era absolutamente um tiro no escuro. Fui enviar email para as duas quando estava na cidade. Depois me responderam de forma negativa.

    01/06 (Sexta) Como não tínhamos outra alternativa resolvemos negociar o imóvel caro e péssimo. Entrei em contato por whatsapp com a pessoa da imobiliária. Encontramos as 15h para assinar a proposta e deixar o dinheiro referente ao primeiro mês do aluguel. Caso o proprietário não aceitasse ela devolveria. Ela encontraria com ele somente na segunda!!! (Paciência é a palavra chave aqui). Proprietário provavelmente aceitaria a proposta, segundo a funcionária.

    03/06 (Domingo) Envio de todos os comprovantes possíveis para apresentar para o proprietários. Enviei extrato bancário pessoa física e pessoa jurídica, contrato social, tudo que comprovasse que eu teria condições de pagar o aluguel.

    04/06 (Segunda) Funcionária da imobiliária não visualizou meu e-mail. As 11:40 avisei que havia enviado o e-mail e ela falou que havia visto (mentira porque o app me avisa a visualização, o que ocorreu 30min depois) e que iria encontrar com o proprietário. As 18:01 enviei mensagem pedindo que qualquer novidade era para me avisar. Ela falou que avisaria. E esse dia foi quase perdido!!!! Entrei em contato com uma pessoa que eu havia lido um depoimento na Escola da Cidadania. Tomei a liberdade de procura-lo no Facebook e enviar uma mensagem. Ele havia feito o processo em pouco tempo com uma italiana que o havia ajudado com estadia e ela até o ajudou no processo. Sem esperança que ele responda.

    05/06 (Terça) As 9:49 enviei mensagem para a imobiliária perguntando da resposta. Respondeu as 10:12 falando que o proprietário precisava de mais segurança e para isso eu precisava de um contrato de trabalho na Itália e que então ele não havia aceitado a proposta. Nesse mesmo dia peguei um trem para a comune de M e peguei o dinheiro de volta. Agora sim não tínhamos mais alternativas do que fazer. Maaassss a pessoa que eu havia enviado mensagem no Facebook me respondeu me passando o contato de um amigo que acabara de fazer o reconhecimento. Conversei com esse amigo e ele me explicou tudo. Disse que seu processo demorou 4 meses e que tinha o contato da italiana que poderia me ajudar com a residencia. Entrei em contato com ela na hora. Pessoa muito simpática que no final do dia disse que poderia me ajudar, mas que não seria fácil, pois seus apartamentos já estavam ocupados.

    06/06 (Quarta) Aluguei um carro e saímos de Cremona cedo com destino a Vicenza. Fizemos o check-in no hotel e fomos em outra cidade encontrar a senhora. Encontramos com ela em um bar e la estavam também um casal de brasileiros que ela estava auxiliando. Andamos por toda a cidade procurando imoveis para alugar. Ela conhece muitas pessoas. Um proprietário ficou de dar a resposta dia 08/06. Mesmo dia em que terminaria nossa estadia no hotel.

    07/06 (Quinta) Conversamos pelo whatsapp e ela disse que tinha outras opções de imoveis para dar resposta.

    08/06 (Sexta) Saída do hotel com destino a comune X! Proprietário não quis alugar o imóvel e os outros imoveis não eram trilocale. Voltamos a ficar sem opções. Ela nos arrumou uma casa com um amigo (casa de férias) para passarmos alguns dias até encontrarmos um local fixo. Aluguei outro carro menor. O local em que estávamos não era possível se locomover sem carro e era distante da cidade.

    09/06 (Sabado) a 10/06 (Domingo) Sem novidades.

    11/06 (Segunda) A senhora nos avisou que havia encontrado um imóvel afastado da cidade e que iriamos vê-lo na terça.

    12/06 (Terça) Vimos o imóvel e gostamos. Ela nos cobrou o pacote completo do imóvel com sua ajuda no comune. Valor saiu bem mais barato do que as assessorias.

    13/06 (Quarta) Nos avisou que a dona do imóvel só poderia nos encontrar na quinta.

    14/06 (Quinta) Ida a imobiliária para fazer o contrato. Em um primeiro momento, o contrato seria em nome da senhora nos dando a hospitalidade. Depois da Dona do imóvel criticar bastante o Brasil, achando que não sairíamos do imóvel, apresentei nossa passagem de volta e falei que tenho uma empresa no Brasil e não posso ficar na Itália, ela topou fazer o contrato 4+4 com aviso imediato de saída. O registro do contrato foi feito online. Mas só poderíamos entrar no imóvel após apresentar o pedido de inscrição no comune e que seria para a prática da cidadania italiana. Sem problema, mas o pagamento seria feito após ela liberar a chave do imóvel. Obs: Nesse dia o dono da imobiliária defendeu muito bem os Brasileiros.

    15/06 (Sexta) Fomos no comune com a proprietária e a senhora que estava nos ajudando. Pedimos a inscrição anagráfica e ela viu que era realmente para cidadania italiana. Pagamos a senhora, pois ela seria a responsável pelo acerto com a proprietária e fomos até o imóvel. Entramos finalmente no imóvel!

    Nesse dia terminou o que parecia não ter fim….. a busca por uma residência!

    No próximo post irei fazer algumas observações sobre a questão da residência, coisas que não são abordadas nas escolas e cursos de cidadania italiana.

    Arrivederci!

  • Compra das passagens Aéreas

    a80cf-passagem-aerea-e1524701156412 Benvenuto

    Ciao a tutti!

    O momento da compra das passagens aéreas é um ponto crucial, tanto na questão financeira quanto nos primeiros passos na Itália para o reconhecimento da cidadania.

    Se for escolher um voo direto do Brasil para a Itália não será necessário comparecer a questura(delegacia de policia) para declarar a sua presença em território italiano. Com certeza é a melhor escolha, apesar que os vôos com conexão tenham um valor menor.

    Se a escolha for com conexão será necessário declarar a presença em território italiano. Por qual motivo? Suponhamos que você pegue um voo Rio de Janeiro com destino a Roma mas com escala em Barcelona. Antes de chegar a Roma você teve que trocar de aeronave e será nesse aeroporto que você fará a imigração. Com isso receberá o carimbo com a letra símbolo do país e a data de entrada, nesse caso a letra E que corresponde a Espanha. Depois você pegou outra aeronave e chegou a Roma. Você agora não receberá um novo carimbo, porque já recebeu o carimbo daquele “bloco continental”. Com isso não passará novamente na imigração. É ai que está a diferença. Para dar entrada no processo de cidadania temos que informar a data de chegada na Itália. Com a conexão em outro pais do bloco, não é possível saber a data efetiva de chegada em território italiano. Com isso é necessário fazer a Dichiarazione di Presenza.

    Agora que sabemos a diferença, escolhi um voo direto partindo de São Paulo com destino a Roma. Monitorei durante alguns meses os valores para ter uma ideia da média. Monitorei partindo de São Paulo e Rio de Janeiro com vários destinos na Itália. O melhor site que encontrei para acompanhar a mudança de valores foi o Google Flights.

    Aconselho também acessar o site da companhia para verificar o valor. No meu caso foi bem mais barato comprar pelo site da companhia do que em qualquer outro site.

    Como é necessário ter comprado a passagem de volta ao chegar na imigração italiana, comprei a volta com escala. Ao realizar um comparativo entre o valor com ida e volta na mesma companhia e a ida em uma e a volta com escala em outra, a ultima opção foi a melhor.

    Como Belo Horizonte não possui vôos diretos para a Itália, pegarei um voo pela LATAM de BH->SP e outro pela mesma companhia SP->ROMA. A volta pegarei o voo pela TAP MILÃO->LISBOA->BH. Na volta economizei a passagem SP->BH.

    Mas você olhou a distância de Roma para a cidade em que irá ficar? A resposta é sim! Irei ficar mais próximo a Milão. Então porque não comprou uma passagem direto para Milão? Porque irei de trem Roma->Milão. A economia foi muuuuito grande. É uma comparação que deve ser feita antes de comprar a passagem. Uma passagem direto para Milão saia mais cara se comparada  ao valor direto para Roma com a ida de trem Roma->Milão.

    Segue abaixo os sites utilizados para monitorar e comprar as passagens.

    Utilizei o Google Flights para monitorar os valores – www.google.com/flights

    Para voo de ida comprei direto no site da LATAM – www.latam.com/pt_br/

    Para o voo de volta o melhor buscador foi o Booking – www.booking.com

    Dentro das pesquisas do Booking fui direcionado para o site da Almundo – www.almundo.com.br (realizei a compra com eles e deu tudo certo)

    Espero que tenha ajudado.

    Arrivederci!

  • Valores certidões + traduções

    4f792-download Benvenuto

    Ciao a tutti!

    Desde a última postagem no dia 13/03 foi muita correria para solicitar as certidões e depois os novos documentos como, titulo de eleitor, DI, CPF, passaporte e etc. Após receber todas as certidões, enviei para tradução e apostilamento.

    Para requerer as certidões de inteiro teor, foi necessário um documento com firma reconhecida solicitando cada certidão. O tempo máximo para entrega das certidões pelos cartórios são de 5 dias. Valores variam de acordo com as averbações.

    As traduções dependem do tradutor. No meu caso foram 12 dias úteis. Os valores das traduções também variam, pois é cobrado um valor por 1.100 caracteres e se tiver averbações o valor muda. Importante verificar o tempo de entrega e os valores com o tradutor. Encontrei tradutores que pediram de 45 a 90 dias para entrega e com valores abaixo do valor exigido por tabela. “Pode ser um barato que sairá caro posteriormente”. Recomendo procurar sempre referências e experiências do tradutor.

    Para apostilamento das certidões não foi necessário o reconhecimento de firma das assinaturas. No caso da tradução juramentada obrigatoriamente é necessário esse reconhecimento. O tempo de entrega no meu caso foi de um dia.

    Valores

    Certidões: R$ 1.156,16

    Reconhecimento de firma (solicitação de inteiro teor + tradutor): R$ 107,06

    Traduções: R$ 2.730,00

    Apostilamento: R$ 1.222,04 (realizei o apostilamento das certidões antes de abril. A partir de abril o valor aumentou bastante. As traduções já foram com valor novo)

    TOTAL: R$ 5.215,26

    Esse valor é praticamente todo o processo da parte realizada no Brasil.

     

    Arrivederci

  • Entrega dos mandados

    040c5-entrega-e1524702754633 Benvenuto

    Ciao a tutti!

    Nos dias 12 e 14/03 foram entregues os mandados nos cartórios responsáveis pelas minhas certidões. Antes de entregar no cartório, foi necessário o “cumpra-se” do juiz responsável pela comarca. Isso foi necessário porque meu processo ocorreu em Belo horizonte e os cartórios são em duas cidades fora da capital. Com um pouco de paciência, consegui pegar o “cumpra-se” dos juízes e levar diretamente aos cartórios. O prazo médio dado para entrega das certidões foram de 5 dias úteis. Para não perder tempo, realizei o agendamento para emissão da nova identidade e assim que tiver a data da entrega, realizarei para atualizar os demais documentos.

    Agora que realizei a entrega dos mandados, no próximo post irei relacionar os gastos que tive com a emissão das novas certidões.

    Arrivederci

  • Enfim a sentença!!!!!

    aa6c1-ano-novo-e1524701644454 Benvenuto

    Ciao a tutti!

    Agora sim a sentença saiu. Irei atualizar nesse post o período que fiquei sem postar.

    Como informei no post anterior, no dia 06/11 protocolamos as certidões negativas do cartório conforme pedido do juiz.

    – No dia 30/11 foi julgado procedente o pedido de retificação, porém a sentença saiu com um erro de digitação do nome da minha avó e faltando o sobrenome da minha mãe.

    – No dia 02/12 entramos com uma petição com o pedido de correção.

    – Devido ao recesso do judiciário, somente em 31/01 a juíza deu o despacho concordando com os erros.

    – No dia 06/03 foram expedidos os mandados a serem levados nos cartórios

    Amanhã começarei a levar nos cartórios.

     

    Arrivederci

     

  • Solicitação do Juiz e Protocolo

    88ca1-ampulheta-1-e1524701612253 Benvenuto

    Ciao a tutti!

    A alguns dias o juiz solicitou a certidão negativa de protesto de todos os requerentes. Hoje realizamos o protocolo e agora iremos aguardar. Acredito que seja o único e último documento solicitado por ele. Se fosse para solicitar outros, provavelmente já havia solicitado agora.
    Espero que o processo continue andando rápido. Procurei saber a “previsão” de tempo na Vara em Belo Horizonte e me parece que são de 3 a 6 meses.
    Agora resta aguardar ansiosamente pela decisão!
    Arrivederci